Coxim, Segunda-Feira, 28 de Julho de 2014
> Principal
 
 
 
 
Notícia

Festa do Divino Espírito Santo

Neste Domingo acontece o encerramento da visita da Bandeira do Divino Espírito Santo em Campo Grande-MS
     A Festa do Divino Espírito Santo é a manifestação Religiosa Cultural mais densa e tradicional de Coxim, região Norte do Estado de Mato Grosso do Sul.

Promovida há 115 anos pela comunidade Coxinense, o evento caracteriza-se pelos aspectos Religiosos e Festivos. Organizadas pelos festeiros, escolhidos por sorteio a cada ano, as Festas, originalmente aconteciam nas residências dos organizadores e, dependendo da dimensão, extrapolavam os recintos da casa e alcançavam as ruas e eram abertas à participação de todos que ali chegassem. Hoje em dia a Festa transformou-se, a comunidade cresceu, os recursos técnicos evoluíram, mas a essência religiosa e a tradição mantiveram-se.

Dois meses antes da Festa propriamente dita, no início do mês de Maio acontece a Celebração Eucarística e o Churrasco da saída da Bandeira, a nova comissão de festeiros (Festeiro Mor, Capitão do Mastro e o Alferes da Bandeira) toma posse e, com suas esposas e familiares passam a conduzir os preparativos para a Festa do Divino.

Os Foliões da Bandeira, que se constitui num pequeno conjunto de músicos: um violeiro, um Sanfoneiro e um Taroleiro passam a acompanhar o Alferes no “Giro da Bandeira”, que visita todas as residências, estabelecimentos comerciais e as fazendas, muitas vezes indo além do Município, em visita à outras comunidades. Nestas peregrinações, a Bandeira leva as Bênçãos do Divino e arrecada prendas e esmolas (donativos) para os dias da Festa.

Para cada etapa da visita os Foliões entoam uma música com diferentes mensagens: Anunciação da chegada da Bandeira; o agradecimento pela acolhida e hospitalidade; pelas prendas e esmolas recebidas e a despedida da Bandeira. Estas visitas despertam comoção e alegria, e, dependendo da hora, transformam-se num grande almoço, num churrasco, ou até mesmo num baile animado, noite adentro

Com uma programação religiosa e festiva: Celebração Eucarística e Almoço, organizada e promovida pelo festeiro e uma comissão de coxinenses residentes na capital do estado, no início do mês de Junho, a Bandeira do Divino Espírito Santo visita a cidade de Campo Grande/MS.

Os dois meses passam depressa e, cada vez mais, a comunidade se agita em expectativa e na organização dos nove dias de Festa que acontecem na segunda quinzena do mês de Julho.

Uma extensa programação: religiosa, social e cultural - é providenciada: acontece a Novena diariamente na Catedral de São José, seguida de uma movimentação frenética na Praça Silvio Ferreira: Praça de Alimentação com pratos típicos da região, Quermesse, Parque de Diversão, Sorteio de Prêmios, Apresentações Culturais e Shows Populares que atraem uma multidão de devotos e expectadores, principalmente turistas da região, do estado e outras localidades do país. Os Bailes, no Salão Paroquial São José, com Musicais e atrações especiais são muito animados e, na última noite, acontece a Coração da Rainha e Princesas da Festa do Divino. A Alvorada da Bandeira, a Procissão Motorizada e a Procissão Luminosa também dão um toque especial à Festa do Divino Espírito Santo.




Data :- 13/06/2010




















> Principal
Noticia
Calendario